O Programa tem como foco central o fortalecimento do senso de pertencimento e apropriação por parte de estudantes da educação básica do patrimônio cultural por meio de Atividades de identificação, valorização, dinamização e divulgação dos bens culturais por meio da abordagem da educação patrimonial em escolas da educação básica. Foram desenvolvidos atividades de educação patrimonial e educação para as relações étnico-raciais em escolas dos municípios de Cachoeira e São Félix/Bahia. Alguns projetos e eventos desenvolvidos: Mostra Audiovisual Ároyé; Ciclo de Leitura Lima Barreto; ÀROYÉ. Encontro de Culturas Africana, Afro-brasileira e Indígena, Relações Etnicorraciais e Educação no Recôncavo Baiano (2015 e 2016); Sai debaixo que vamos falar: Empoderamento, Racismo, Estética e Participação Política da mulher negra (2016).
EQUIPE: Martha Rosa F. Queiroz (Coordenação); Márcia Evangelista dos Santos; Tatiane Dias; Uelinton A. Barbosa; Elielba Reis, Jefferson Queiroz da Conceição; Djalma de Jesus Santana; Vinicius Zacarias; Edilene Sales dos Santos; Jackson Oliveira Santos; Izabelli Santos da Conceição; Tatiana Rubia Gomes Nobre; Vanessa dos Santos da Conceição; Nayhette da Silva de Jesus. Por períodos distintos, atuaram no Programa entre 2015 e 2018.
https://ensinodehistoriaepatrimonio.wordpress.com/2015/10/15/aroye-encontro-de-culturas-africana-afro-brasileira-e-indigena-relacoes-etnicorraciais-e-educacao-no-reconcavo-baiano/